IPAS

Transformando realidades

O IPAS - Instituto Profissionalizante e de Assistência social, é uma ONG comprometida em promover projetos sociais para crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade, com foco na educação, cultura, capacitação profissional e assistência social.

A instituição já impactou diretamente mais de 6 mil pessoas em seus 13 anos de história, e atende a 850 famílias por mês com doações. O IPAS combate a desigualdade através de oportunidades, com o intuito de gerar impacto positivo na vida das pessoas vulneráveis e promover a transformação social.

Contexto do projeto

O problema

O IPAS passa por desafios na arrecadação de recursos e doações, não conseguindo viabilizar seus projetos e manter as ações sociais constantes.

Equipe

Time multidisciplinar formado por um Product Manager, dois Desenvolvedores, uma UX Consultant e um Analista de Marketing.

Meu papel

Como UX/UI Designer, realizei entrevistas e análises de concorrentes, criei personas, fluxos de usuário, wireframes e protótipos de alta fidelidade.

Metodologias

Para o processo de design, foi aplicado o Design Centrado no Usuário, que coloca o usuário final em primeiro lugar, considerando todos os insights gerados nas pesquisas. Já para o trabalho da equipe como um todo, foi utilizado o método Scrum, com sprints semanais.

Etapas do Design Centrado no Usuário.

Entender: Processo de Discovery

Matriz CSD

Brainstorming e Matriz CSD feita pelo time.

Quando iniciamos o projeto, sentimos a necessidade de compreender melhor quais eram os desafios reais que o IPAS enfrentava, para que pudéssemos criar algo que de fato ajudasse a ONG.

Dessa forma, o primeiro passo foi a realização de um brainstorming com todo o time, seguido da construção de uma Matriz CSD, com nossas certezas, suposições e dúvidas sobre o projeto.

Desk Research

Desk Research e insights coletados.

Em seguida, realizei um Desk Research, com o objetivo de entender mais sobre ONGs e seus desafios.

Por meio dessa pesquisa descobri que as principais dores das ONGs são:

Entrevista com a fundadora

Insights coletados na entrevista, agrupados por temática.

Tendo em mente as dificuldades que as ONGs enfrentam de modo geral, senti a necessidade de me aprofundar no cenário do IPAS. Por isso, realizei uma entrevista com a sua fundadora, Maria de Lourdes.

Essa conversa trouxe insights valiosos sobre as dores da instituição, que se resumem em 4 problemas principais:

Especificar: problemas e soluções

Definição do problema

Depois de identificar os principais problemas enfrentados pelo IPAS, a equipe escolheu o mais crítico deles para solucionar: o IPAS não possui autossuficiência financeira.

Definição da solução

A equipe concluiu que a solução para esse problema seria a criação de um site como um MVP, tendo inicialmente apenas as principais funcionalidades.

Definimos, então, que o site seria formado por uma página inicial com as sessões ancoradas na barra de navegação fixa no topo, mostrando ao público quem é o IPAS e o que ele faz, com o intuito de captar doações.

Wireframe inicial feito à mão.

Projetar: Ideação em conjunto

Proto Personas

Para iniciar o processo de ideação, realizei, em conjunto com a equipe, uma pesquisa secundária sobre o perfil dos voluntários e doadores das ONGs no Brasil.

Como o IPAS nunca teve um site, não temos usuários a partir dos quais construir uma persona baseada em dados de pesquisas próprias. Assim, a solução encontrada foi usar dados de outras instituições dentro do mesmo setor para criar proto personas. Dessa forma, conseguimos alinhar o time sobre para quem estamos desenhando a solução.

A partir dessa pesquisa, criamos duas proto personas para nossos dois grupos de usuários: doadores e voluntários.

Proto Persona: Doador

Proto Persona: Voluntária

Moodboard

Em seguida, criamos um moodboard com sites diversos, para inspirar o processo de cocriação que viria a seguir.

Moodboard com inspirações de UI

Crazy Eights

Com as personas em mente e depois de observar o que há no mercado, utilizamos o método Crazy Eights para esboçar 8 ideias diversas para a página inicial do IPAS, em 8 minutos.

Wireframes criados pela equipe durante a dinâmica do Crazy Eights

Wireframe

Após esse exercício criativo, apresentamos nossas ideias uns aos outros e agrupamos as melhores, construindo o wireframe da página inicial:

Wireframes digitais para a página inicial do site

Design: Protótipo navegável

A criação do protótipo foi um processo iterativo, no qual busquei constantemente feedbacks da equipe e verifiquei a viabilidade técnica do design com os desenvolvedores a cada versão e melhoria implementada.

Esse processo teve 3 etapas antes de chegar ao seu resultado final: a construção do style guide do IPAS, a análise de concorrentes e a criação do fluxo do usuário no site.

Style guide

O style guide determina as diretrizes de design de um projeto, documentando sua identidade visual através de cores, tipografia e componentes.

Na construção do site do IPAS, o style guide ajudou no desenvolvimento dos protótipos e na comunicação entre o time de design e desenvolvimento.

O style guide do IPAS contém estilos de tipografia, cores primárias, secundárias e terciárias, ícones e componentes. À medida que o projeto evoluir, o style guide ganhará novos elementos.

Style guide do IPAS.

Análise de concorrentes

Também conhecida como benchmarking, a análise de concorrentes foi essencial no processo de pesquisa, uma vez que ele é contínuo, não se restringindo apenas ao discovery.

Através dessa análise eu pude identificar como outras ONGs construíram seus fluxos de doação, observando tendências e pontos positivos e negativos para a experiência do usuário.

A analise de concorrentes teve como foco o fluxo de doação nos sites observados, com a seguinte metodologia:

Metodologia da análise de concorrentes.

A partir da análise das percepções sobre cada concorrente, chequei a um resumo dos principais pontos postivos e negativos nos fluxos de doação estudados, o que me levou a gerar insights para o fluxo de doação do IPAS:

Resumo da análise e insights.

Fluxo do usuário

Através dos insights coletados através da análise de concorrentes, construí o fluxo de doação do IPAS de modo a ajudar os doadores a cumprirem seu objetivo de contribuir com a causa.

Definir o fluxo de doação do IPAS era fundamental para criar o design da página de doações, uma vez que ela resolve a maior dor da instituição: a captação de recursos.

Fluxo de doação.

Protótipo Navegável

Com o fluxo do usuário definido e as demais páginas do site projetadas, o protótipo navegável chegou a sua versão final:

Como o intuito do projeto é inicialmente lançar um MVP, mantivemos as funcionalidades e a interface simples, para atender às principais necessidades da ONG e contornar as limitações técnicas da equipe.

Testes de usabilidade e pesquisas com os usuários ainda serão realizadas para coletar feedbacks e melhorar a experiência. Esperamos, com isso, gerar impacto positivo no alcance e nos resultados do IPAS.

Aprendizados

Participar da criação do site do IPAS foi uma oportunidade valiosa de adquirir experiência em um ambiente real de criação e evolução de produto. Trabalhar em equipe junto aos desenvolvedores me ensinou muito sobre como um produto digital é construído, e como o design que eu faço será traduzido em código por eles. 

Assim, consegui desenvolver mais empatia por esses profissionais, e melhorei minhas habilidades de design de interfaces e prototipação, entregando especificações que permitiram a escalabilidade do nosso projeto.

Especificações de design de algumas das telas e componentes.

Além disso, foi muito gratificante ajudar uma instituição que muda a vida de tantas pessoas em situação de vulnerabilidade social. Saber que o produto que desenvolvi pode trazer ainda mais visibilidade, recursos e apoio ao IPAS foi um dos pontos altos dessa experiência.

"A gente nunca caiu, nunca deixou de lutar. Porque no trabalho social, você tem que ter amor."

— Maria de Lourdes, fundadora do IPAS.