e-visita

Simplificando o agendamento de visitas em empreendimentos imobiliários com tecnologia SaaS

Proposta de um sistema digital de agendamento de visitas para uma construtora e incorporadora de imóveis de médio e alto padrão atuante em todo o Brasil, desenvolvida durante minha experiência como Product Designer na AutoU.

Contexto

Este projeto surgiu como um desafio tecnológico publicado pela construtora em um hub de inovação nacionalmente relevante, com o objetivo de otimizar o agendamento de visitas aos seus empreendimentos imobiliários. Eu vi esse desafio como uma oportunidade para aplicar as soluções SaaS da AutoU, startup onde eu trabalhava, no setor imobiliário.

Problemas

O processo de agendamento de visitas na construtora era manual, o que gerava ineficiência operacional e impactava negativamente a experiência do cliente, pois demandava muito tempo dos atendentes e dificultava os reagendamentos.

Além disso, as vistorias realizadas durante as visitas eram feitas em papel, resultando na falta de registro e acompanhamento das não conformidades encontradas nas obras.

A falta de digitalização também dificultava a visualização do status de cada imóvel e as liberações de obra para visitas.

Oportunidade

Desenvolver uma solução SaaS para automatizar os processos de agendamento e registro das visitas, reduzindo a carga operacional e melhorando a experiência dos usuários.

Desafios

O prazo de inscrição das propostas no desafio de inovação era curto, e por isso, o processo de design teve que ser rápido e assertivo, focado mais em atender as necessidades primordiais descritas pela empresa.

Meu papel

Fui a Product Designer responsável por toda a concepção da solução, desde o entendimento do problema até a ideação, criação dos fluxos de usuário, wireframes e prototipação em alta fidelidade. Também documentei a proposta e preparei o material para a aplicação no desafio de inovação, garantindo uma abordagem alinhada às necessidades da empresa.

Definição e ideação

Brainstorming

Resumidamente, os problemas apresentados pela construtora no processo de agendamento e realização das visitas eram:

Após definir claramente os problemas, usei a ferramenta de design thinking "como podemos?" para fazer as seguintes perguntas:

Em seguida, realizei o brainstorming com possíveis funcionalidades que ajudariam a resolver as dores encontradas:

Ideação com a ferramenta "Como podemos?"

Funcionalidades

Após o brainstorming, selecionei as ideias mais aderentes ao desafio e defini o escopo da solução, que seria uma plataforma SaaS de gerenciamento de visitas com os seguintes recursos:

A decisão de criar uma solução de SaaS se justifica pela sua escalabilidade, fácil integração com ferramentas de gestão, e baixo custo de manutenção. Além disso, por ser baseado em nuvem, esse tipo de sistema permite que os usuários acessem a aplicação de qualquer lugar e sem necessidade de instalação, agilizando os agendamentos das visitas.

Fluxo do usuário

Tendo em vista que o maior problema apresentado pela construtora estava no processo de agendamento das visitas, escolhi desenhar primeiro esse fluxo do usuário para definir as principais telas da proposta de solução.

Fluxo do usuário atendente ao agendar uma visita

Design

Style guide

Para criar o style guide da solução, me inspirei no Material Design, design system do Google, e criei apenas os componentes essenciais para o design das principais interfaces, devido ao prazo da aplicação no desafio de inovação.

Style guide do aplicativo

Interfaces

Durante o design das interfaces, foi priorizado o formato mobile, para demonstrar o uso pelos clientes e arquitetos durante o agendamento das visitas e vistorias nos empreendimentos.

Para isso, criei mockups de alta fidelidade, demonstrando claramente à construtora como a solução criada poderia otimizar seus processos.

Resultados e aprendizados

A solução proposta tinha o potencial de gerar vários benefícios para a construtora, como:

Conseguimos aprovação na fase de submissão das propostas ao desafio de inovação aberta, mas o produto não foi levado adiante como projeto pela construtora devido a repriorizações internas.

Ainda sim, essa experiência em design de soluções SaaS para o setor imobiliário me deu a oportunidade de reforçar meus conhecimentos em automação de fluxos, gestão de dados e experiência do usuário em produtos digitais, criando uma solução escalável que poderia beneficiar diversas empresas do mercado.